
Orixás

Oxalá
Atua nos trono Divino da Fé e sincretiza com Jesus Cristo. É o Orixá da fé, racionalidade e desperta sentimentos de religiosidade. Irradia paz, harmonia, humildade, esperança, perdão, conciliação, tolerância e etc...
Á Oxalá é atribuido o amparo religioso, a crença, a fé em tudo que existe nos seres, desperta a fé nas forças Divinas e acima de tudo em si mesmo.
Cor: Branco
Seu dia: Sexta-feira
Saudação: '' Epa Baba ''

Oxum
Domina os rios e cachoeiras e sincretiza com Nossa Senhora da Conceição. Atua no Trono Divino do Amor e da Concepção da Vida em todos os sentidos. À Oxum perence o ventre da mulher e ao mesmo tempo controla a fecundidade e fertilidade, que por extensão representam a fartura e a abundância.
É o Orixá da beleza, do amor e da docuça e apesar de seu charme, mostra-se também muito astuta e ambiciosa, não medindo esforços para conquistar o que deseja.
Cor: Rosa ou amarelo ouro
Seu dia: Sábado
Saudação: '' Ora ieie ô ''

Iemanjá
Atua nos Tronos Divinos da Geração e Criação no aspecto da vida e é sincretizada com Virgem Maria.
Sua caraceristica marcante é o amor maternal, simbolizando a maternidade e o amparo, por isto nos referimos à Iemanjá como a Mãe da Vida.
Este Orixá também é regente da qualidade criativa dos seres, os laços afetivos e familiares e os sentimentos de união.
Cor: Azul claro ou prata
Seu dia: Domingo
Saudação: '' Odoyá ''

Nanã
Domina as águas paradas e a lama. Sincretiza com Santa Ana e atua no Trono Divino da Evolução.
Este Orixá atua transmutando e paralisando o emocional de seres desequilibrados, podendo conduzi-los novamente ao caminho da evolução após reequilibra-los. Nanã também rege o processo de reencarnação, diluindo todas as memórias sentimentais do ser, para que assim sua memória e conhecimento não interfira na nova encarnação e por este motivo associamos Nanã á velhice.
Cor: Lilás ou Roxo
Seu dia: Sexta-feira
Saudação: " Saluba Nanã ''

Obá
Sincretiza com Santa Catarina e tua no Trono Divino do Conhecimento. Domina o rio revolto e corredeiras, por conta de sua força na ação e nos movimentos. Obá é guerreira e nos mostra a verdade, nos mantendo firmes em nossos objeivos e determinações, corrigindo qualquer desvio de conhcecimento falso, mentiroso ou desvirtuado.
Cor: Majenta
Seu dia: Quarta-feira
Saudação: '' Obá Xirê ''

Iansã
Sincretiza com Santa Bárbara no catolicismo. Iansã é senhora dos ventos, das tempestades e dos Eguns, por encaminha-los através de seus movimentos para que sejam recolhidos.
É o Orixá do arrebatamento da paixão. Extremamente sensual e de temperamento forte, dominador e impestuoso. É dona dos movimentos e movimenta todos os Orixás.
Cor: Laranja ou vermelho
Seu dia: Quarta-feira
Saudação: '' Eparrei! ''

Xangô
Representa os trovões e a força das pedras e pedreiras, sincretiza com São Jerônimo e atua no Trono da Justiça Divina.Domina o poder de liderança e o espirito de realeza nos seres, gerando a habilidade nos governos e nas relações humanas, despertando a iniciativa, a organização e a vontade de vencer. Este Orixá também é o senhor das possibilidades infinitas e do progresso.
Cor: Marrom ou vemelho
Seu dia: Quarta-feira
Saudação: '' Kaô Kabecile ''

Oxumarê
Atua no Trono Divino da Transformação e sincretiza com São Bartolomeu. É considerado o senhor do Arco-Íris, a grande cobra colorida, pois ilumina e renova toda a Criação, representando também o movimento do ciclo de continuidade da vida. Oxumarê também esta ligado intimamente ao sucesso e prosperidade material.
Cor: Verde e amarelo ou as cores do Arco-Íris
Seu dia: Terça-feira
Saudação: '' Arroboboi ''

Oxóssi
Atua no Trono Divino do Conhecimento e sincretiza com São Sebastião. Oxóssi estimula nosso mental para a busca de conhecimento, representado pelo guerreiro e caçador. Este Orixá também representa a prosperidade, a fartura de alimento, o apego pela natureza e os animais, a estratégia, cautela, inteligência e a possibilidade de ganhos financeiros.
Cor: Verde
Seu dia: Quinta-feira
Saudação: '' Okê Arô ''

Omulu
Atua no Trono Divino da Geração e sincretiza com São Lázaro. É o Orixá que rege a morte, o instante da passagem e ampara os espiritos caídos. Quando atentarmos contra os princípios da vida, o fator paralisador de Omulu se fará presente para nos defender de nós mesmos.
Cor: Preto e branco
Seu dia: Segunda-feira
Saudação: '' Atotô ''

Obaluaiê
Atua no Trono Divino da Evolução e sincretiza com São Lázaro. É senhor da evolução dos seres, das espécies e da passagem de uma plano para outro. Atua com a transmutação do negativo e no processo evolutivo dos seres.
Cor: Preto e branco
Seu dia: Segunda-feira
Saudação: '' Atotô ''