
Mediunidade

A Mediunidade é compromisso assumido na Espiritualidade, antes mesmo de se reencarnar. como se deixássemos uma autorização ao mundo espiritual para que, quando chegada a certa, possamos servir de "elo de comunicação" (instrumento) para os espÃritos poderem comunicar.
Porque então, tantas vezes a mediunidade não é praticada? Algumas vezes porque esse compromisso é esquecido ou camuflado perante uma sociedade que geralmente olha a Umbanda com grande preconceito.
Mediunidade para a maioria dos Umbandistas é sinônimo de muita luta, resignação e sacrifÃcio; por outro lado, ao longo da caminhada, nos proporciona uma imensa certeza do dever cumprido. Os Médiuns de Umbanda são aqueles que vêm com seu perÃspirito preparado para ser instrumento de comunicação, orientação ou cura nos trabalhos Umbandistas. Citaremos agora alguns "tipos" de médiuns:
Médium de Comunicação: São aqueles que incorporam na Umbanda. Caboclos, PretosVelhos, Exus, Baianos e outros tipos de Entidades como, por exemplo, entidades da Linha do Oriente, da cura (José de Arimatéia). Sua função é procurar o aprimoramento para serem bons instrumentos, evoluindo cada dia, tentando se afastar de seus erros, vÃcios, atitudes de maldade, inveja, orgulho e vaidade.
Médiuns de Orientação: São os que têm facilidade no esclarecimento de pessoas dentro do trabalho de Umbanda. Alguns jamais incorporam, porém, são usados para orientar e encaminhar Entidades Espirituais no trabalho de "transporte" devido ao seu preparo moral e espiritual já trazido de outras vidas. Sua função é não se deixar abater diante de situações difÃceis dentro do trabalho, doando energia quando necessário à queles que estiverem precisando.
Médiuns de Cura: São aqueles que além de trabalhar com suas entidades habituais, podem ser usados em casos de doenças, por entidades curadoras que através do médium atuam sobre o doente. Sua função é dar condições para a entidade usufruir de sua energia para recuperação e alÃvio da enfermidade. Essa energia depois é reposta naturalmente.